Eventos

 

SEMANA ACADÊMICA DOS DIREITOS HUMANOS

A Faculdade de Tecnologia Porto das Monções (FAMO) e a Faculdade de Porto Feliz promoveram nos dias 11 e 12 de Maio de 2015,
no auditório do Porto Feliz Tênis Clube, palestras para todos os alunos sobre Direitos Humanos.  Nos dias do evento, os palestrantes
apresentaram informações de relevante interesse sobre o tema para todos os alunos.
No dia 11 de maio o evento foi aberto por alunos do curso de Gestão de Recursos Humanos para apresentação de seus trabalhos acadêmicos:

  • Aluna Erica Cristina de Lima - Tema “Violência contra Idosos”
  • Aluno Roberto Ramos de Lima – Tema: “Aborto”
  • Aluna Jane Mary Camargo dos Anjos – Tema: “Adoção”
  • Aluno Douglas José Lopes – Tema: “Crianças e Adolescentes com Câncer”

 

 

 

 

 

 

 

Após a apresentação dos trabalhos foi ouvida a palestra do Sr. Dr. Juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Porto Feliz. Dr. Jorge Panserini,

que abordou o tema “Princípios dos Direitos Humanos”.
O segundo dia do evento, 12 de maio, os alunos ouviram duas palestras, encerrando assim mais uma atividade das Faculdades.

O Gerente de Recursos Humanos da Rudel Sports, Sr. Thiago Sant´Ána Corrêa, que falou sobre “Ética e Responsabilidade Social nas Organizações e Comunidade”. Em seguida, a Socióloga, Mestre em Educação e Especialista nos Estudos das Desigualdades Sociais, Karen Polaz, apresentou o tema
“Direitos Humanos das Mulheres – Uma Perspectiva Feminista”.
Mais uma vez a Faculdade de Tecnologia Porto das Monções e a Faculdade de Porto Feliz cumprem com uma de suas missões: ir além do ensinamento acadêmico e preparar seus alunos para o exercício pleno de seus direitos e deveres como cidadãos.

 

 

 

PARCERIA INTERNACIONAL

Pesquisadores da Universidade de Havana (Cuba)
ministraram palestras aos alunos da FAMO e Faculdade de Porto Feliz.

Nos dia 30 e 31 de março, no auditório da Faculdade de Tecnologia Porto das Monções, pesquisadores da Universidade de Havana
proferiram palestras aos alunos das duas Instituições de Ensino Superior.
No dia 30, a palestrante Professora Glória Fariñas Leon discursou sobre o tema “Los Requisitos de la Labor del Professor”.
Em seguida, no dia 31, aconteceu a palestra do Professor Guilhermo Árias Beaton com o tema “Características dos Educadores
que Promovem a Aprendizagem e o Desenvolvimento”.
Assim, a FAMO, com essa parceria internacional, investe na formação de seus alunos, bem como do seu corpo docente, trazendo
qualidade a todos.

 


COLAÇÃO DE GRAU FAMO - FORMANDOS 2014

Na noite de 20 de fevereiro de 2015, aconteceu no Porto Feliz Tênis Clube mais uma Colação de Grau dos alunos da Faculdade de Tecnologia Porto das Monções (FAMO) e da Faculdade de Porto Feliz, dos cursos Superiores de Gestão em Recursos Humanos, Logística, Marketing, Análise de Sistemas e Pedagogia.

Durante o evento, 70 alunos formandos receberam o Certificado de Conclusão de Curso, tendo em vista o aproveitamento no ano letivo de dois mil e catorze.
O referido Certificado foi assinado pelo Diretor da Faculdade de Tecnologia Porto das Monções, Professor Nelson Gentil, e certifica que os alunos concluíram o curso.

A cerimônia contou com mais de 300 pessoas entre alunos, familiares e amigos convidados dos formandos.

Falaram aos formandos, elogiando a todos e chamando para a responsabilidade, que a partir daí todos terão como formados em curso superior, o Diretor Prof. Nelson Gentis e os paraninfos das turmas.

A FAMO, mais uma vez é reconhecida por todos como uma faculdade de excelência em toda a região.

 

 

 

CURSO DE PEDAGOGIA DA FAMO É RECONHECIDO PELO MEC

Nos dias 23 e 24 de FEVEREIRO de 2015, uma Comissão de Avaliação de Cursos de Graduação, pertencente ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), esteve na Faculdade de Tecnologia Porto das Monções para reconhecimento do curso de Licenciatura em Pedagogia.
Após dois dias de análises e pesquisas, não só nas instalações da FAMO, bem como em toda documentação do seu corpo docente e da infra-estrutura para atendimento do curso, os avaliadores Prof. Carlos Henrique Medeiros de Souza  e Profª. Maria Aparecida Mazzilli ficaram satisfeitos e bem impressionados com os resultados obtidos. A FAMO, mais uma vez é reconhecida como uma faculdade de excelência em toda a região.

 

 

 

CIRCUITO DE PALESTRAS NA FAMO

Mais uma vez, como acontece em todos os semestres,  no final de outubro e início de novembro´2014, a Faculdade de Tecnologia Porto das Monções apresentou aos alunos do 3º ano do Ensino Médio de Porto Feliz um ciclo de palestras sobre Motivação Profissional para aproximadamente 450 alunos da rede estadual.
As palestras foram ministradas no Auditório da FAMO.
O Coordenador Pedagógico, Prof. Marcelo Tuani, teve como principal objetivo de suas palestras o incentivo para que continuem com seus estudos e se preparem para um futuro profissional promissor.

 

 

 

III SEMANA ACADÊMICA
Valorização da Formação Integral dos Alunos

Dias 06, 07 e 08 de Outubro´2014 e 04 de Novembro´2014

A Faculdade de Tecnologia Porto das Monções (FAMO) e a Faculdade de Porto Feliz promoveram nos dias 06, 07 e 08 de outubro´2014 e 04 de novembro´2014 palestras para todos os alunos sobre a III Semana Acadêmica.
Em todos os dias do evento, os palestrantes apresentaram informações de relevante interesse para todos os alunos. Mais uma vez a Faculdade de Tecnologia Porto das Monções a Faculdade de Porto Feliz cumprem com uma de suas missões: ir além do ensinamento acadêmico e preparar seus alunos para o exercício pleno de seus direitos e deveres como cidadãos.

 

 

 

CIDADANIA E A IMPORTÂNCIA DO VOTO

A Faculdade de Tecnologia Porto das Monções (FAMO) promoveu nos dias 24, 25 e 26 de setembro´2014 palestras para todos os alunos sobre o Exercício da Cidadania e a Importância do Voto.
Palestrantes: Dr. Jorge Panserinei (Juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Porto Feliz), Dr. Reinaldo Crocco Junior (Diretor Jurídico da Prefeitura Municipal de Porto Feliz) e Dr. José Jairo Martins de Souza (Procurador da Prefeitura Municipal de Porto Feliz).

Os palestrantes discorreram sobre diversos temas ligados ao assunto proposto: Cidadania (Exercício de Deveres Civis, Políticos e Sociais; Direito ao Voto; Democracia e a Luta Pela Restituição do Direito ao Voto; O Voto das Mulheres, Analfabetos, Mendigos, Indígenas e Integrantes do Clero e Policiais. Além disso, explicaram aos alunos a composição do Congresso Federal, da Câmara Federal e Senado Federal.
Diariamente, os palestrantes apresentaram informações de relevante interesse para todos os alunos da FAMO. Mais uma vez a Faculdade de Tecnologia Porto das Monções cumpre com uma de suas missões: ir além do ensinamento acadêmico e preparar seus alunos para o exercício pleno de seus direitos e deveres como cidadãos.

 

 

SEGURANÇA E PRIMEIROS SOCORROS

No dia 19 de setembro de 2014 o Corpo de Bombeiros de São Paulo, Base de Porto Feliz/SP, promoveu palestra sobre Segurança e Primeiros Socorros para os alunos da Faculdade de Tecnologia Porto das Monções (FAMO), alunos do curso de Gestão em Recursos Humanos.
Os palestrantes, comandados pelo 1º Sargento Marcelo Rodrigues de Freitas, Comandante da Base de Bombeiros de Porto Feliz/SP, tem mais e 20 anos de tempo de serviços prestados à Corporação. Também tem formação superior em Segurança pela Faculdade Comunitária de Campinas/SP.
A pauta da palestra tratou de conceitos e fatores que contribuem para acidentes, formas de identificação, formas de neutralização dos riscos, conscientização e formação de conhecimentos. Quanto aos Primeiros Socorros o objetivo principal foi proporcionar aos alunos conhecimentos legais e operacionais referentes ao atendimento pré-hospitalar.
Finalizando a palestra, a Profª Helinês Moreira e os alunos de Recursos Humanos agradeceram a colaboração dos Bombeiros e elogiaram o evento, que trouxe muitos benefícios e foi de suma importância para uma maior abrangência do conteúdo da disciplina da Grade Curricular: Sistema de Saúde e Segurança no Trabalho.

 

 

 

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA NA FAMO

A Faculdade de Tecnologia Porto das Monções (FAMO) recebeu no dia 11/08/2014 alunos da Escola Municipal de Música Romário Antonio Barbosa. A apresentação contou com a totalidade dos alunos da FAMO que muito elogiaram a iniciativa da Faculdade.

A apresentação aconteceu no período das 1900h. às 20:45h. e foi um sucesso.

O Diretor Romeu Castelucci Neto agradeceu a colaboração da Escola Musical e a presença dos alunos e salientou que eventos como esse só trazem benefícios para todos, bem como para a divulgação emérita Escola Musical.


 

 

HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA

A Faculdade de Tecnologia Porto das Monções (FAMO) promoveu em 26 de maio de 2014 um Seminário sobre Cultura e História dos Indígenas Brasileiros. O evento contou com a presença maciça dos alunos de todos os cursos. O objetivo do Seminário foi instituir um fórum de discussões sobre a importância dos povos indígenas para a formação cultural do Brasil. Outros objetivos:
*Instituir no âmbito da Faculdade um processo de inclusão dos povos indígenas no ambiente social brasileiro.
*Conhecer a contribuição dos indígenas nas artes, culinária, língua e mostrar sua influência para a formação da cultura brasileira.
*Reconhecer o papel dos indígenas na definição e na defesa do território e na questão da posse de terras.
*Aprofundar estudos sobre a dominação portuguesa sobre os índios, a cristianização imposta pelos jesuítas e a tentativa de escravização.
A FAMO entende que o processo educativo pode ser uma via de acesso e resgate da auto-estima, da autonomia e da assunção da identidade, pois a escola é um ponto de encontro das diferenças étnicas, podendo ser instrumento eficaz para diminuir o processo de exclusão social e incorporação do preconceito pelos educandos índios. O contexto atual é propício para se discutir a participação indígena na cultura e na história nacional, bem como para uma leitura desapaixonada da história do Brasil, com isenção de mitos e ideologias. O evento, que aconteceu no Tênis Clube de Porto Feliz, contou com a coordenação do Mestre de Cerimônias Professor Marcelo Tuani. Ele abriu os trabalhos convocando a apresentação de trabalhos acadêmicos sobre o tema das alunas de Pedagogia Juliana Cássia, Claudete Aparecida da Silva Oliveira, Vânia Hidalgo Souza e Gabriela Belo..Em seguida, passou para a segunda parte do evento: Mesa Redonda com a presença da Professora e Diretora Diretora do Colégio Porto dos Bandeirantes Cássia Rita Angelieri, Professor Fernando Silvestre e Professor Elton Ferreira. Os temas propostos para análise e discussão foram Identidade Cultural Indígena, A Luta Por Território, O Papel do Governo Federal X Questão Indígena, Usina Hidrelétrica de Belo Monte que está sendo construída em Altamira e a se a religião contribuiu para mudar os mitos e costumes indígenas.

Mais uma vez, a pioneira FAMO sai na frente!

 


 

 

Colação de Grau FAMO – Formandos 2013

Na noite de 25 de janeiro de 2014, aconteceu no Espaço Cultural Olair Coan, em Porto Feliz/SP, mais uma Colação de Grau dos alunos da Faculdade de Tecnologia Porto das Monções (FAMO), dos Cursos Superiores de Gestão em Recursos Humanos, de Logística e de Marketing.

Durante o evento, 38 alunos formandos receberam o Certificado de Conclusão de Curso, tendo em vista o aproveitamento no ano letivo de dois mil e treze.
O referido Certificado foi assinado pelo Diretor da Faculdade de Tecnologia Porto das Monções, Professor Nelson Gentil, e certifica que os alunos concluíram o curso.

A cerimônia contou com mais de 200 pessoas entre alunos da FAMO, familiares dos formandos e autoridades locais. Presentes o Prefeito Municipal, acompanhado pela primeira-dama Isabel Fernandes, o Vice-Prefeito Miguel Arcanjo de Almeida e a Diretora de Educação Vivian Portronieri.

Falaram aos formandos, elogiando a todos e chamando para a responsabilidade, que a partir daí todos terão como formados em curso superior, o Diretor Nelson Gentil, O Prefeito e o Vice do Município, os Paraninfos, Professores Sidinei Aparecido Pereira e Adilson de Jesus Casagrande. Também discursou a Professora Cássia Rita Angelieri, Diretora do Colégio Porto dos Bandeirantes e uma das mantenedoras da FAMO.

Mais uma vez, a pioneira FAMO sai na frente!


 

 

Circuito de palestras famo

A Faculdade Porto das Monções (FAMO), no auditório de sua sede, apresentou a todos os alunos do Ensino Médio de Porto Feliz um ciclo de palestras sobre Motivação Profissional. Esse ciclo de palestras atendeu mais de 400 alunos das escolas Estaduais: EE Pedro Fernandes de Camargo, EE Esther Maurino Rodrigues, Colégio Porto dos Bandeirantes, EE Cel. Eugênio E. P. da Motta e EE Monsenhor Seckler, no período de 22 a 30 de outubro de 2013. O apresentador e também Coordenador Pedagógico da FAMO, Prof. Marcelo Tuani, teve como principal objetivo incentivar esses alunos a continuarem seus estudos e se preparem para um futuro profissional.
Além de salientar a importância da continuidade dos estudos, motivou os alunos, através de grande dinâmica e interação das palestras, para que enfrentem com garra e vontade a guerra que irão enfrentar no futuro em busca de emprego. Aproveitou a oportunidade para apresentar todo o trabalho que a FAMO, pioneira no município, vem desenvolvendo com os cursos que oferece.


Mais uma vez, a pioneira FAMO sai na frente!


º CONGRESSO FACULDADE PORTO DAS MONÇÕES (FAMO)SOBRE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL


Entre os dias 27 e 29 de maio, a cidade de Porto Feliz, através da Faculdade Porto das Monções (FAMO), realizou o 1º Congresso sobre Gestão Ambiental e Responsabilidade Social.

A abertura do evento se deu na noite do dia 27, no Espaço Cultural Olair Coan, com a presença de alunos e professores da Faculdade, do Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, Miguel Arcanjo de Almeida e do Diretor de Meio Ambiente, Alessandro de Jesus dos Santos.

A aluna Michele Diana de Lima Souza abriu o Congresso lendo um artigo sobre o tema da aula de Administração. Na sequência, as palestras foram intercaladas por duas apresentações sobre Gestão Ambiental, pelos palestrantes Mr. Robert Madersdorfer (LANXESS) e o Engenheiro Antonio Camargo (SCHADEK).

Os participantes puderam assistir a palestras de profissionais renomados em suas respectivas áreas de atuação. A primeira foi ministrada por Mr.Robert Madersdorfer, Mestre em Química, especializado em Engenharia de Processo, Administração de Empresas da Universidade FATEC do Brasil e MBA em Estratégia Empresarial, na Fundação Getúlio Vargas. O palestrante abordou o tema "Inovação e Sustentabilidade na prática da Indústria Química".

A palestra que encerrou as atividades do primeiro dia do Congresso foi ministrada pelo engenheiro Antonio Camargo, Técnico Agrícola e Pecuária, Técnico de Segurança do Trabalho, Tecnólogo Ambiental Industrial, Arquiteto e Urbanista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Pós Graduado em Engenharia Ambiental Integrada. Além disso, é o idealizador do Projeto "Preservar para não Secar" sobre o ribeirão Avecuia. Em sua palestra, abordou a necessidade de preservação da água e seu reuso.

O Congresso de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social promovido pela Faculdade Porto das Monções (FAMO). Teve continuidade nos dias 28 e 29 de maio com mais palestras sobre o tema.

Mais uma vez, a pioneira FAMO sai na frente!


FACULDADE PORTO DAS MONÇÕES (FAMO) É BEM AVALIADA PELO MEC


Nos dias 18 e 19 de abril de 2013, uma Comissão de Avaliação de Cursos de Graduação, pertencente ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), esteve na Faculdade Porto das Monções para avaliar suas novas instalações e o novo curso de Ciências Contábeis a iniciar no 2º semestre de 2013.

Após dois dias de análises e pesquisas, não só nas instalações da FAMO, bem como em toda documentação do seu corpo docente, os avaliadores Prof. Claudionei Nalle Jr. e Prof. Fernando José Arrigoni ficaram satisfeitos e bem impressionados com os resultados obtidos. Em pouco mais de dois anos de atividade a FAMO já desponta como uma das melhores da nossa região e continua em franca expansão com novos cursos já sendo analisados pelo MEC. Além disso, já tem dois cursos de pós-graduação em pleno funcionamento: MBA em Engenharia Logística e MBA em Gestão de Pessoas. Mais uma vez, a pioneira FAMO sai na frente!




PRIMEIRA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS SUPERIORES EM RECURSOS HUMANOS, LOGÍSTICA E MARKETING DA FAMO – FACULDADE PORTO DAS MONÇÕES


Aconteceu no Espaço Cultural Olair Coan, em Porto Feliz/SP, a primeira Colação de Grau dos alunos da Faculdade Porto das Monções (FAMO), dos Cursos de Gestão em Logística, Recursos Humanos e Marketing, quando receberam o Certificado de Conclusão de Curso, tendo em vista o aproveitamento no ano letivo de dois mil e doze.
O referido Certificado foi assinado pelo Diretor da Faculdade Porto das Monções, Professor Nelson Gentil, e certifica que os alunos concluíram o curso.
A cerimônia contou com mais de 200 pessoas entre alunos da FAMO, familiares dos formandos e autoridades locais. Presentes o Vice-Prefeito Miguel Arcanjo de Almeida e o Presidente da Câmara Municipal Claudio dos Santos.
Mais uma vez, a pioneira FAMO sai na frente!